Mecânica

Sua moto não dá faísca? Veja as causas mais comuns nas CG 150 e 160

Se sua Honda 150 ou 160 (CG, Fan, Start, Titan…) não dá partida por falta de faísca, a bronca pode estar em vários pontos do sistema de ignição. A seguir, reunimos os motivos mais comuns, com base na rotina de oficina.

1. Vela de ignição ruim é campeã de reclamação

É o primeiro item a verificar. Vela gasta, suja, com isolador rachado ou encharcada de combustível não gera centelha. Até vela com o gap errado atrapalha. Se tiver dúvida, troca logo por uma nova, da especificação certa.

2. Cabo ou cachimbo com mau contato? Já era faísca

O fio que liga a bobina à vela pode estar partido, oxidado ou com resistência zoada. O cachimbo solto ou quebrado também barra a corrente. Vale testar e, se tiver suspeita, trocar — cabo ruim não perdoa.

3. Bobina de ignição fraca ou queimada

É ela que joga alta tensão pra vela. Se a bobina estiver com defeito, a faísca ou some ou fica fraquinha demais. Muita gente troca por peça paralela barata e depois não entende por que a moto não pega. Teste com multímetro e compare com o manual. Tá fora? Troca.

4. Sensor de pulso (CKP) descalibrado ou queimado

Esse sensor avisa a ECU/CDI quando disparar a faísca. Se ele falha, o módulo se perde e não gera ignição. Muito comum queimar por calor e vibração, principalmente nas CG 150 Fan de 2009 a 2015. Medir a resistência ajuda a descobrir.

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5. CDI ou ECU fora do jogo

Na CG 150 com carburador é CDI; na 160 com injeção, é ECU. Se qualquer um deles queimar ou não receber sinal, a moto simplesmente não vai mandar faísca pra vela. Antes de culpar o módulo, teste cabos, sensores e alimentação. Muita vez o problema tá fora.

6. Falta de energia ou mau contato nos interruptores

Se a bateria estiver fraca (no caso das CG 160), esquece faísca. Sem carga, a ECU nem acorda. Também cheque fusíveis, chave de ignição, botão corta-corrente e, se tiver, sensor do descanso lateral. Um desses travado ou quebrado já é motivo pra pane.

7. Sensor de inclinação ativado? Vai cortar tudo

A CG 160 vem com sensor de tombamento. Se ele estiver fora do nível ou com defeito, o motor não vai ligar por segurança. Reposicione o sensor ou troque se estiver bichado.

8. Fiação ruim: o vilão invisível

Tem muito caso de fio partido, aterramento ruim ou conector oxidado no chicote da ignição. Às vezes o cara troca tudo e esquece de olhar se o fio nem tá levando corrente. Chicote ruim é dor de cabeça que parece fantasma.

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9. Peça paralela e vibração: a dupla do azar

Já viu bobina vibrando solta? Dá mau contato, quebra fio interno e some a faísca. E se for peça paralela, então… A chance de dar pau é grande. Fixe bem a bobina e prefira peça boa.

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18/04/2025

Tempo de leitura: 6 min.

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